terça-feira, 26 de março de 2013

Algumas Respostas I - Qual a importância do Castro de Ossela?



Castro de Ossela – Algumas respostas

A propósito das denúncias que têm vindo a ser expostas por nós, colocamos hoje uma série de questões, às quais iremos dando resposta, com o objectivo de esclarecer o que podem ser pontos problemáticos para a maioria das pessoas.

1 – Qual a importância do sítio arqueológico Castro de Ossela?

1 – Qual a importância do Castro de Ossela?
            O Castro de Ossela, localizado no sítio do Crasto, lugar do Carvalhal, freguesia de Ossela, num esporão sobre o rio Caima, dispondo por isso de boas condições de defesa, domínio de paisagem e abundantes recursos.
            No topo do povoado implanta-se uma capela, dedicada à Srª do Crasto, cuja construção, no século XIX, levou ao aplanamento do topo do esporão.
            O local foi escavado, nos inícios do século XX, por Rocha Peixoto, do Museu Municipal do Porto. Dos resultados materiais da escavação, hoje nada se encontra identificado (excepção a um peso de tear depositado no Museu Nacional Soares dos Reis).
Como elementos defensivos, devia apresentar três linhas de muralhas e um fosso. Há também relatos de um forno cerâmico, pedras com aparelho almofadado, estruturas habitacionais de planta circular e rectangular e sepulturas medievais.
Para além de todos os elementos cerâmicos de cronologia Proto-Histórica, Romana e Medieval, encontraram-se também vidros, alguns objectos líticos (mós), escória, fíbulas e fivelas (bronze e ferro), um tesouro numismático de época romana com cronologia entre o séc. III e V d.C., alguns numismas medievais e, também relacionada com a ocupação do Castro, um conjunto de braceletes publicadas por Leite de Vasconcelos, três das quais estão hoje no Museu Nacional de Arqueologia.
Apesar do seu cariz duvidoso, atribuiu-se ainda ao Castro de Ossela uma inscrição latina que refere um conjunto de povos e a Legião X.

Apesar dos danos que a construção da capela já provocou (em obras de requalificação recentes terão aparecido ossadas), das explorações das pedreiras, das plantações de espécies como o eucalipto, o sítio continua a ser dotado de uma importância fulcral para o conhecimento da ocupação do território, possuindo uma série de características que justificam o investimento em colocá-lo visitável para o público geral.

A construção da capela mostra bem o quão importante foi a memória do sítio para Ossela, e a sua ocupação é conhecida desde o Bronze Final, com importante destaque na Proto-História, não deixando de ser habitado com a presença romana, adaptando-se a ela. Sabemos que o sítio foi ocupado de forma intensa e continuada durante este período. Desconhecemos se foi continuamente ocupado até ao período medieval, mas foi também, nessa época lugar importante.

Pelos achados de extrema importância, pela longa ocupação, sucessiva ou não, do esporão do Castro de Ossela, este sítio constitui um local único, excepcional e de inestimável valor para o conhecimento da história e da arqueologia do nosso concelho.

Com um projecto minimamente sustentado, este marco na paisagem de Ossela, poderia receber visitantes, muito mais que uma vez ao ano, por ocasião da romaria da Senhora do Crasto.

(Não se incluíram aqui referências ou citações bibliográficas, que poderão ser fornecidas a quem as solicitar)


Fernando Neves (Licenciado em Arqueologia)
Mariana Feijão (Mestre em Arqueologia)
Sara Almeida Silva (Mestranda em Arqueologia)
(Naturais e residentes no concelho de Oliveira de Azeméis)

Sem comentários: